top of page

Audiência da Aproffib no MEC


A Aproffib – Associação de Professores/as de Filosofia, Filósofos/as do Brasil –, cumprindo determinação estatutária de representar os/as professores/as nas instâncias de poder, elaborou e encaminhou a “Carta ao Presidente Lula”. Documento recebido no Gabinete Pessoal do Presidente da República e encaminhado ao Gabinete do Ministro da Educação, Camilo Santana. A audiência solicitada em nossa Carta foi agendada para o dia 23/02/24, às 10 horas, com a Secretaria de Educação Básica do Ministério de Educação, em Brasília.


Nesta oportunidade iremos aprofundar a discussão acerca das propostas contidas na Carta. Reforçar a necessidade de garantir o ensino da Filosofia, desde o ensino Fundamental até o Médio, como disciplina formadora de cidadãos/ãs conscientes e autônomos. Reforçar a nossa visão de Revogação do Novo Ensino Médio, cobrar a construção de uma nova BNCC, democrática, sem influência de empresários e que seja, de fato, includente e emancipatória. Não há como caminhar neste sentido tendo como relator do PL 5.230/23 – proposta do MEC – o Deputado Mendonça Filho, sendo ele o responsável pela implementação da lei 13.415/17 que instituiu o Novo Ensino Médio.


Temos percebido também, uma queda nos cursos de licenciatura, o que representa uma redução drástica na formação de professores, com um acentuado número nos cursos de disciplinas na área de humanas, queda percebida desde o governo Temer com medidas que desqualificam e descaracterizam a formação docente.


Será uma oportunidade de encaminhar as demandas dos/as professores/as que estão a nós associados, mas não só, levaremos as angústias e reivindicações dos/as professores/as por carreira digna, pois são eles/as os/as formadores/as desta e das futuras gerações para a (re)construção de um país que volta a trilhar os caminhos de democracia.



Diretoria da Aproffib.

 



Acesse a Carta ao Presidente Lula no link abaixo:


Carta ao Presidente Lula - site
.pdf
Fazer download de PDF • 682KB

Agradecemos à Professora Vanessa Pereira Dantas de Souza [graduada em Letras, mestra e doutoranda em Educação], pela revisão ortográfica do documento "Carta ao Presidente Lula".



Participe conosco deste importante momento de luta!

Conheça nossa entidade, acesse nossos canais de comunicação:


Site Aproffib

Instagram 

@aproffib5798

Facebook

YouTube

E-mail



Associe-se à APROFFIB

89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page