top of page

Audiência Pública: A importância do ensino de Filosofia e Sociologia na Educação Básica

Atualizado: 11 de abr.

Acho que na sociedade atual nos falta filosofia.

Filosofia como espaço, lugar, método de reflexão,

que pode não ter um objetivo determinado,

como a ciência, que avança para satisfazer objetivos.

Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar,

e parece-me que, sem ideias, não vamos a parte nenhuma”.


Frase atribuída a José Saramago

Teria sido a última mensagem postada

por ele em seu Blog, antes de morrer.




Nenhuma luta é vã, nem vã é a Filosofia, como insinuou William, aquele poeta e dramaturgo que viveu entre os séculos XVI e XVII na Europa. Por isso lutamos, por isso filosofamos, por isso ensinamos Filosofia, por isso lutamos pela Filosofia!

 

Aqui no Brasil essa luta pela Filosofia e pelo ensino de Filosofia não é de hoje, porque ela nunca foi uma opção, mas necessidade. Sabemos que um povo com pouca ou nenhuma Filosofia geralmente se submete docilmente à dominação de classe, acreditando e defendendo que tudo está certo, porque não poderia ser de outro jeito (como disse certa vez o criticado Althusser).

 

Talvez nem seja a totalidade da Filosofia que amedronte os dominantes, mas apenas a corrente filosófica que insiste em transformar o mundo (como preconizou o tal Marx). Dessa forma, querem matar a vaca para matar o carrapato!

 

No mundo ideal dos dominantes deve prevalecer a menoridade intelectual (conforme a concepção de certo Kant). Autonomia? Nem pensar! Pensamento crítico? Reflexão? Que gente perigosa!

 

Além das pautas da classe trabalhadora, a APROFFIB encarou essa luta desde a sua fundação, pela obrigatoriedade do Ensino de Filosofia do ensino Básico ao universitário. Sempre houve tensão, mesmo quando vitórias significativas foram alcançadas, porque sempre houve campanhas contra a Filosofia, contra a Educação Libertadora.

 

Várias vozes se ergueram diante do risco de a Filosofia ser reduzida mortalmente no currículo educacional brasileiro, a APROFFIB foi uma dessas vozes. Enviamos uma “Carta ao Presidente Lula” (veja em: https://www.aproffib.com.br/post/carta-ao-presidente-lula) solicitando uma reunião urgente para debatermos o assunto, fomos atendidos. Tivemos essa solicitada reunião com representantes do MEC em 23 de fevereiro, em Brasília, quando sentimos boa vontade do governo federal em ouvir nossos anseios – saímos esperançosos dessa reunião.


As associações e representações dos/as educadores/as de Filosofia e simpatizantes da disciplina estão unidas nessa luta. Muitos/as políticos/as se uniram a nós, professores e professoras de Filosofia. Um exemplo é a deputada federal (professora) Luciene Cavalcante – Psol-SP –, que requereu uma audiência pública para que a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados possa debater a “importância do ensino de Filosofia e Sociologia na educação básica” (veja em: https://www.camara.leg.br/noticias/1049060-comissao-vai-debater-ensino-de-filosofia-e-sociologia-na-educacao-basica/). Agradecemos a deputada (professora) Luciene Cavalcante por essa iniciativa, que comprova a sua dedicação pela causa do Ensino obrigatório de Filosofia.

 

Para essa audiência pública, que será realizada em 11 de abril, às 10h, foram convidados/as, além do Ministério da Educação e do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, os políticos Carlos Giannazi – Deputado Estadual – SP e Celso Giannazi – Vereador – SP (ambos também comprometidos com causa do Ensino obrigatório de Filosofia); Heleno Araújo – Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; representante(s) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira; Jade Beatriz – Presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas; e a APROFFIB, que será representada pelo Vice-Presidente (professor) Aldo Josias dos Santos – cuja história de vida é repleta de lutas, sendo uma delas a luta pelo ensino de Filosofia.

 

Vamos acompanhar atentos/as o desenrolar e conclusões dessa audiência pública, sabedores/as de que a luta ainda não terminou.

 

Participe conosco dessa luta!

Fortaleça a nossa associação, filie-se à APROFFIB!

 

Conheça nossa entidade, acesse nossos canais de comunicação:

Site Aproffib

Instagram 

@aproffib5798

Facebook

YouTube

E-mail

185 visualizações0 comentário

留言

評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

新增評等
bottom of page