top of page

III Reunião de Estudos do Núcleo de Filosofia Pan-africanista da Aproffib.

Foto do escritor: Neuza Aparecida Oliveira PeresNeuza Aparecida Oliveira Peres


O Núcleo de Filosofia Pan-africanista da Aproffib está apresentando este Ciclo de Estudos em que o livro Legado Roubado de George G.M. James é analisado. Uma obra surpreendente e que pode ser considerada como um divisor de águas no ensino de filosofia, marcado, até então, por uma visão eurocentrada. No dia 03/02/25 tivemos as exposições do Prof Nazito Pereira da Costa Junior, doutorando em Filosofia pela UFS (Universidade Federal de Sergipe) e professor da rede estadual de Campina Grande na Paraíba, e da Profa Neuza A.O. Peres, presidenta da Aproffib.

Confira o vídeo no link abaixo.



George James é categórico ao afirmar que a filosofia africana é sim um Legado Roubado, que a filosofia nasceu na África. Neste capítulo II ele apresenta evidências de que a filosofia era “estranha” aos gregos, que seria impossível à Grécia produzir filósofos na antiguidade, por estar envolvida em guerras.

George James traça um mapa geopolítico da Grécia e elabora o pensamento de que as guerras criam um ambiente inóspito para o desenvolvimento da filosofia. Vale lembrar que a Grécia na antiguidade era formada por cidades-estados, com total autonomia na legislação, na política, na economia, religiosa e até mesmo na questão monetária, razão que favorecia as guerras e disputas internas, e quando não, guerras externas, pois era necessário a defesa do território contra as invasões, da Pérsia e da Jônia, esta que fez parte da dominação egípcia, por isso tinha um legado cultural egípcio, e sabemos que o grande difusor do conhecimento, neste momento era o Egito.

Confira também, neste site, a gravação das reuniões anteriores.


Filie-se à Aproffib

Visite também as nossas páginas no Facebook, Instagram, YouTube.



 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page