top of page

O Novo Ensino Médio e as Experiências em São Paulo e Maranhão – Relatos Iniciais


A APROFFIP participou do debate "O Novo Ensino Médio e as experiências em São Paulo e Maranhão", promovido pela ASPEFIL/PB, realizado no dia 12 de agosto, em João Pessoa – PB. Parabenizamos a iniciativa da ASPEFIL/PB, que, assim como a APROFFIB e outras entidades representativas da Filosofia, dos/as professores/as de Filosofia e do ensino de Filosofia no Brasil, luta contra um sistema educacional [instrumento de um sistema social injusto e opressor] que insiste em desqualificar a área de humanas, especialmente a Filosofia.

Segue abaixo o relato inicial da Presidenta da APROFFIB Neuza Aparecida O. Peres, que nos representou nesse importante evento.


É uma alegria muito grande estar presencialmente com os/as companheiros/as da Aspefil aqui na Paraíba e com a presença da Profa Judite Eugenia Barbosa Costa do Maranhão!!!

O evento "O Novo Ensino Médio e as experiências em São Paulo e Maranhão" criado pela Aspefil, trouxe uma importante discussão a partir dessa troca de experiências. Em São Paulo, a implantação desta (de)forma já no início de 2021, apresenta os resultados devastadores para os/as alunos/as, professores/as das escolas públicas, e para o futuro do país. Embora no Maranhão e Paraíba ainda haja pequena resistência, os resultados de São Paulo são uma mostra que deve servir para reforçar a necessidade de continuarmos firmes na luta pela Revogação do NEM e a construção de uma nova BNCC. Consideramos também a urgência de ampliarmos esse debate com outros estados.


Neuza Aparecida O. Peres

Presidenta da Aproffib.


46 visualizações1 comentário

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Rated 5 out of 5 stars.

A Educação está muito distante dos propósitos que a norteia. A Escola precisa voltar a ensinar, o que é preciso ser ensinado. O professor tem que voltar a ser o autor da educação. Justamente, neste momento vivido pelo Brasil, é preciso Ensinar nossos jovens refletir, fazer refletindo. Precisamos da Filosofia! Parabéns aos nobres pensadores.

Like
bottom of page