top of page

Seminário de Crítica às Reformas e ao Currículo do Ensino Médio - APROFFIB presente na Mesa 1


Créditos da transmissão feita pela "Agenciamentos Contemporâneos"


1º Encontro do Seminário de Crítica às Reformas e ao Currículo do Ensino Médio - "Em defesa da Filosofia e Sociologia"


Compondo a "Mesa 1 - As Humanidades e o ensino médio" tivemos como palestrantes a Profa Dra Maria Lima (ABEH e CNDCH) e o Prof João Victor Pavesi (LEMADI), como mediador e representando a Aproffib, o Prof Aldo dos Santos, nosso vice-presidente.


Acesso à transmissão através deste link:


Reunimos neste 1º Encontro do Seminário de Crítica às Reformas e ao Currículo do Ensino Médio - "Em Defesa da Filosofia e da Sociologia",professores da educação básica e superior do estado de São Paulo, pesquisadores, estudantes, entidades, representações políticas e sociedade civil para discutir a situação do ensino médio, particularmente, a calamidade em que se transformou o ensino de Filosofia e Sociologia após as reformas do ensino médio.


Buscamos estabelecer um diagnóstico claro e preciso da atual conjuntura e traçar caminhos e ações para a recomposição da carga horária de todas as disciplinas da formação básica tal como se encontravam no período pré-reforma.


As quatro associações que convocaram este seminário, APROFFIB, APROFFESP, ABEFIL e MDFS, vêm como fundamental para a sustentabilidade da carreira docente, dos cursos de licenciatura em filosofia e sociologia do estado de SP e para a garantia das condições mínimas de trabalho, o retorno imediato das 2 (duas) aulas em cada um dos anos do ensino médio, acompanhando a determinação da lei federal nº 14.945/2024 que restaura as 2400 horas de formação geral básica (FGB).


De acordo com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio - DCNEM (Resolução CNE/CEB nº2, 13/11/2024), a deliberação sobre a composição da carga horária das disciplina da FGB ficará a cargo de cada rede do sistema de ensino. Ou seja, é de extrema importância que acompanhemos e façamos a devida cobrança do Conselho Estadual de Educação (CEE) para que este direito seja garantido e não transformado novamente num experimento malogrado com a educação pública.


Para tanto, buscamos o apoio de todos(as) e constituimos dois grupos de trabalho para elaborar, de um lado, um balanço da discussão curricular e uma proposta alternativa ao modelo atual e, de outro, proposições administrativas, legislativas e jurídicas que possam garantir o retorno das 2 (duas) aulas de filosofia e de sociologia em cada um dos três anos do Ensino Médio e a melhora na qualidade do ensino e das condições de trabalho docente.

Texto original do MDFS


Assista a íntegra da transmissão no link abaixo:

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page