top of page
Foto do escritorsiteaproffib

Tapari e suas narrativas caiçaras


Livro: Tapari e suas narrativas caiçaras

O caiçara, escritor e professor de filosofia da rede pública do Estado de São Paulo, Paulo Cesar Franco, docente da E.E. PEI Elvira Silva, Icapara Iguape/SP, publicou no mês de maio de 2024, o livro intitulado “Tapari e suas narrativas caiçaras” pela editora Inteligência/Peruíbe, Baixada Santista. 

O autor criou um personagem fictício que pesquisa a Cultura Caiçara dentro do Território tradicional da Juréia resgatando, valorizando e dando visibilidade ao modo de viver caiçara no município de Iguape/SP. Tapari conta para seus leitores como se formou o caiçara a partir da confluência entre povos indígenas, colonizadores europeus e africanos escravizados. 


Viajando pelo interior do Território Caiçara, Tapari relata seus encontros com moradores da Vila do Prelado, Barra do Ribeira, Cachoeira do Guilherme, Rio Verde, Grajaúna e tantas outras comunidades tradicionais da Juréia...Tapari conta com entusiasmo suas experiências sobre os mutirões de bailes de fandango caiçara, comidas típicas, folias de reisados, partos caseiros, histórias de visagens ao pé do fogão a lenha e outros contos fascinantes.

 

O projeto que deu origem ao livro “Tapari e suas narrativas caiçaras” foi coordenado pela fanzineira “Mara Cristina de Souza Santos”, moradora da Ilha Comprida/SP, fundadora da Zineteca Fabiana Menassi, e realizado pela Casa de Cultura Santa Tereza, representada pela coordenadora Vanessa, com apoio financeiro da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.


As ilustrações foram produzidas pela promotora cultural, escritora, artista visual, desenhista designer gráfica e Web, editora independente e curadora, Mara Cristina de Souza Santos (Mara Zine) e pelo professor de Ciências Sociais e história da rede pública estadual de São Paulo e artista visual, Vanderlei Ribeiro (Deco).


A equipe gestora da E.E. PEI Elvira Silva, na pessoa da diretora Daniela Valério, aceitou e empenhou-se na organização da cerimônia de lançamento que aconteceu de forma brilhante nas dependências da escola e da comunidade.


Contribuíram também com as rodas de conversas, Dauro Marcos do Prado e Karina Ferro Otsuka, respectivamente liderança caiçara da Juréia e professora da Escola Caiçara de Educação Infantil do Rio Verde e Grajaúna. Na parte da alimentação, serviram o famoso “café caiçara no bule” a caiçara Marilene, Nice artesã e o casal Carlinhos e Nilda de Peruíbe que são organizadores do famoso evento “Inverno Quente” do Guaraú/Peruíbe.



Conheça nossa entidade, acesse nossos canais de comunicação:

 

Site Aproffib

Instagram 

@aproffib5798

Facebook

YouTube

E-mail



Associe-se à APROFFIB

45 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page