O Núcleo de Filosofia Pan-Africanista da Aproffib, realizou nesta segunda-feira, dia 18/11, a VI Reunião de Estudos sobre o livro do filósofo camaronês Marcien Towa, A ideia de uma filosofia negro-africana.
Assista à gravação no link abaixo:
A exposição brilhante e instigadora foi do Prof. Manuel Cochole Paulo Gomane, cujo país de origem é Moçambique na África. Professor na Universidade Save Moçambique, doutorando em Filosofia Contemporânea na UFBA, Professor substituto no Instituto Federal Baiano.
O Prof Manoel tem pesquisas desenvolvidas sobre a obra e o autor, o que contribuiu e enriqueceu ainda mais nossos estudos. Com a participação aberta para importantes considerações dos demais participantes, concluímos que a escolha deste estudo é fundamental para os estudiosos da Filosofia Africana.
Na página 26 do livro de Towa, lemos:
[...] Mas, pode-se descobrir a realidade visada pela palavra europeia "filosofia", pode-se delimitar o seu domínio e julgá-la sem ler e compreender as obras europeias em que se trata dessa noção? E pode-se compreender essas obras sem refletir sobre os problemas que elas levantam, sem se familiarizar com a filosofia? Em outras palavras, para apreender realmente o teor da palavra "filosofia" e, sobretudo, para poder julgar este conteúdo, é necessário tornar-se, a si mesmo, minimamente filósofo. O caminho que nos conduz ao sentido da palavra filosofia é a via de uma aventura espiritual que nos introduz ao coração da realidade da filosofia.[...]
Na conclusão deste estudo, convidamos a todos e todas para assistirem as gravações das reuniões anteriores no nosso site: www.aproffib.com.br
Fortaleça nossa luta.
Filie-se à Aproffib!
Commentaires