
A audiência pública organizada pelo mandato do Deputado Estadual Carlos Giannazi, Psol/SP, e a Assembleia Legislativa de São Paulo, realizada de forma virtual no dia 11/03/25, reuniu centenas de pessoas, várias representações de entidades, movimentos sociais, amigos/as solidários/as e contrários/as à infame condenação a que estão submetidos o Prof Aldo Josias dos Santos e a Advogada Camila Alves Cândido.
No dia 09/02, o Prof Aldo recebeu a intimação de penhora de seus bens [veja abaixo o fato relatado pelo próprio professor], bem como o pedido da inclusão do seu nome no Cadastro Nacional de Condenados por improbidade administrativa, resultado de um processo injusto que o Prof Aldo e Dra Camila respondem desde 2003, por atuarem em prol da ocupação Santo Dias, ocorrida em um terreno da Volkswagen em São Bernardo do Campo – hoje, depósito de loja de móveis. No caso do Prof Aldo, pelo uso do carro de seu mandato, na época como vereador na cidade de São Bernardo do Campo, usado para auxiliar no transporte de mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade na ocupação; e Dra Camila na condição de liderança como militante do MTST. Condenação esta que representa claramente a criminalização dos lutadores e lutadoras dos movimentos sociais.
Entendemos que a sequência destes trâmites judiciais, com a condenação à pena de morte política dos companheiros acima, a aplicação de uma multa impagável para qualquer trabalhador, somado à penhora dos bens (casa e carro) do Prof Aldo, e as recorrentes suspensões do pagamento do salário, tanto da Dra Camila como do Prof Aldo, ele, aposentado como professor da rede pública – seu único meio de subsistência – que tem acontecido repetidamente nos últimos anos, caracterizam em seu todo um grave processo de Lowfare.
![“O ataque à Camila Alves e Aldo Santos representa um ataque a todos/as lutadores/as sociais, a todos os movimentos sociais. [...] Devemos repudiar essa perseguição jurídica e política contra Camila e Aldo [...].” (Deputado Carlos Giannazi)](https://static.wixstatic.com/media/bdba24_542bfb2da6b6489f8b1920058cd5c5d3~mv2.jpg/v1/fill/w_929,h_565,al_c,q_85,enc_avif,quality_auto/bdba24_542bfb2da6b6489f8b1920058cd5c5d3~mv2.jpg)
Ao sequestrar seus meios de subsistência e direitos políticos, com o agravante do processo jurídico que se arrasta por anos nos fóruns, torna-se evidente o objetivo disto tudo: destruir qualquer força de resistência, e neste processo, minar até mesmo as relações sociais e políticas dos envolvidos. Uma ação intimidatória que visa alertar a outros lutadores e lutadoras dos movimentos populares a não ousarem clamar por justiça.
A APROFFIB Associação de Professores/as de Filosofia, Filósofos/as do Brasil, entidade que nasceu das lutas do Prof Aldo, em defesa do ensino de Filosofia na Educação Básica, e que também nunca deixou de lutar contra as opressões deste sistema econômico que desumaniza, destrói e escraviza os seres humanos, entende que não são os/as lutadores/as que devem ser criminalizados/as, mas sim o Estado que ignora direitos básicos como o direito à moradia digna.
Assista a Audiência Pública na íntegra em:
Conheça nossa entidade, acesse nossos canais de comunicação:
Site Aproffib
@aproffib5798
YouTube
Associe-se à APROFFIB
Comments