top of page

NOTA DE APOIO AO PROJETO MENINOS E MENINAS DE RUA



APROFFIB

Associação de Professores/as

de Filosofia, Filósofos/as do Brasil


NOTA DE APOIO AO PMMR



A Diretoria da APROFFIB vem somar-se aos companheiros que aguerridamente lutam contra essa medida perversa do Prefeito Orlando Morando, que mesmo já denunciado na ONU, na OEA e no Ministério Público por racismo institucional e perseguição aos movimentos populares, segue na justiça com ordem de despejo contra o PROJETO MENINOS E MENINAS DE RUA em São Bernardo.


O movimento existe desde 1983 e em 1989 conseguiu a concessão legal para sediar-se no local onde está até hoje, Rua Jurubatuba, 1610, São Bernardo do Campo. Desde então, o acolhimento desta população é feita através do atendimento e defesa dos direitos humanos para o público infanto-juvenil em situação de rua e suas famílias, além de desenvolver conjuntamente atividades culturais, educacionais e de formação destes meninos e meninas.


Reconhecido e premiado nacional e internacionalmente, foi no PMMR que vários movimentos de valorização da cultura negra nasceram, uma vez que os acolhidos são, em sua grande maioria, crianças negras, reflexo do racismo estrutural da nossa sociedade. A Posse Haussa, o Fórum de Hip Hop, o Sarau do Fórum, o Bloco de Carnaval Eureca e a Batalha da Matrix, são alguns deles. Este último vem sofrendo constantes perseguições por parte das instituições públicas.


No próximo dia 26 de julho será julgada a liminar de suspensão da ordem de despejo da sede, o que significa, se favorável, a continuidade e manutenção do Projeto.


Somos a favor de que o PROJETO MENINOS E MENINAS DE RUA DEVE FICAR, e somos contra toda e qualquer forma de criminalização dos movimentos populares. O Brasil viveu tempos obscuros no governo federal anterior, não podemos permitir que resquícios deste período persistam através de ações de silenciamento cultural, exclusão da população pobre, negra e periférica em governos locais, como é o caso de São Bernardo do Campo na gestão deste prefeito neofascista, racista e supremacista branco!


Pelo cumprimento do ECA!!!

Pela vida saudável das nossas crianças!!!

Por moradia digna para todas as famílias!!!

Por uma Educação Pública de qualidade!!!

8 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 commentaire

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
Noté 5 étoiles sur 5.

No dia 26/07 o MP deu, injustamente, parecer favorável ao governo da prefeitura de São Bernardo do Campo. Mas a luta continua, agora com mais força! Não podemos permitir a reintegração de posse da sede deste movimento que é reconhecidamente, Humano!!!

J'aime
bottom of page