top of page

Por um Estado Palestino, independente e soberano


Por Aldo Santos - direção da Enfrente! - corrente interna do Partido Socialismo e Liberdade!

23/10/2023


A Enfrente! vem por meio desta nota se solidarizar com o povo palestino, que há mais de setenta anos sofre com o colonialismo de Israel, que rouba suas terras e matam suas famílias. A decisão da ONU de 1947 de partilhar o território palestino em dois Estados foi feita de forma arbitraria e sem consultar o povo que lá vivia, os palestinos. Mesmo assim, por volta de 55% da Palestina original foi dada para a formação do Estado sionista, mas não satisfeitos, após Israel se formar como Estado formal em 1948 avançou sobre os territórios destinados aos palestinos e fez um verdadeiro massacre nas vilas árabes, assassinando até mesmo mulheres grávidas e crianças, e também anexando mais terras a Israel além do que tinha ficado acordado na ONU, impedindo assim a formação do Estado palestino.


Desde então, Israel vem ocupando militarmente os territórios palestinos, expulsando a população de suas casas para serem entregues a colonos israelenses, realizando uma limpeza étnica com bombardeios frequentes a civis, controlando o trafego dos palestinos dentro dos próprios territórios.


A Faixa de Gaza é considerada a maior prisão a céu aberto do mundo, e no meio dessa situação, uma reação iria vir uma hora ou outra. Claro que é lamentável a morte de civis dos dois lados, mas não podemos esquecer a história que envolve a região, que é o Apartheid promovido por Israel na Palestina, semelhante ao que existiu na África do Sul, que teve Nelson Mandela como principal figura que lutou contra esse regime.


Para qualquer tentativa de paz na região, ela tem que começar com o fim do regime imposto por Israel e a formação e reconhecimento de um Estado palestino independente e soberano.


PELO FIM DO APARTHEID SOBRE O POVO PALESTINO!


Enfrente!



Contatos da APROFFIB:

Instagram: @aproffib5798

Filie-se à Aproffib,

ajude-nos a construir a luta!

4 visualizações0 comentário

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page