VI ENCONTRO NACIONAL DO PROF-FILO: Fortalecendo o Ensino de Filosofia no Brasil
- siteaproffib
- 28 de ago.
- 2 min de leitura

O VI Encontro Nacional do PROF-FILO, que acontece de 25 a 29 de agosto de 2025, no Rio de Janeiro, se destaca por sua modalidade online, o que garante acesso a participantes de todo o Brasil. As apresentações de trabalhos abordam oito eixos temáticos, que cobrem desde o Ensino de Filosofia na Educação Básica até a Formação Docente, refletindo as linhas de pesquisa do programa.
Trata-se do principal evento acadêmico e profissional do Programa de Mestrado Profissional em Filosofia. Com o objetivo de fortalecer a pesquisa e o ensino de filosofia no país, o encontro reúne professores, pesquisadores e mestrandos para discutir as práticas pedagógicas e os desafios da área.
Com inscrições gratuitas para ouvintes, o VI ENPROF-FILO é uma excelente oportunidade para a comunidade acadêmica se atualizar, trocar experiências e contribuir para a valorização do pensamento crítico nas escolas e na sociedade. O evento reforça o compromisso da filosofia brasileira em traduzir o conhecimento em ações transformadoras no mundo profissional e educacional.
A APROFFIB foi convidada e participou da abertura desse importante evento da Filosofia no Brasil, sendo representada pelo professor Aldacir Fonseca de Souza, Diretor de Relações Institucionais.

"Uma enorme satisfação ter a APROFFIB, representada pelo companheiro Aldacir, na cerimônia de abertura do VI Encontro Nacional do PROF-FILO. Foi uma noite que demonstrou a força da comunidade filosófica brasileira na defesa da sua presença nas escolas. Homenageamos aqueles que lideram a mobilização pela volta da filosofia ao antigo 2° Grau, reunindo forças na resistência pela permanência dessa conquista. Obrigado, APROFFIB, por sempre prestigiar e valorizar as ações do PROF-FILO."
[Professor Eduardo Barra
Coordenador Geral do Programa de Pós-graduação PROF-FILO]
Conheça nossa entidade, acesse nossos canais de comunicação:
Site Aproffib
@aproffib5798
YouTube
Associe-se à APROFFIB
Comentários